LIVRO
ESCALA 11 ARTIGOS PARA DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE AS MULHERES E O FUTEBOL
O ano é de Copa do Mundo
de Futebol Feminino e no Brasil, dito “país do futebol”, ainda são inúmeras as
lacunas quando o assunto é a mulher e o esporte de paixão nacional. Para
contribuir com as reflexões sobre esse tema é que o e-book Elas e o futebol foi editado.
A obra composta por 11
artigos, escritos por 17 mulheres de diferentes regiões do país, propõe um
debate sobre o processo de rupturas e conquistas das mulheres no futebol. Organizada
pelas professoras da Universidade Federal de Pernambuco, Cecília Almeida
Rodrigues Lima e Soraya Barreto Januário e pela diretora de comunicação da ONG
love.fútbol, Larissa Brainer, a publicação tem textos que falam sobre a
cobertura da mídia, a história da mulher no futebol brasileiro, o perfil das
torcedoras e ainda relatos de experiências escritos por jornalistas,
pesquisadoras, jogadoras, torcedoras e dirigentes de ONGs que trabalham a
temática.
“Tratar desse tema é uma
forma de contribuir para dar maior visibilidade à presença da mulher no esporte
mais popular do Brasil. No dito país do futebol, as mulheres ainda carecem de
mais possibilidades de acesso ao esporte, de mais valorização, de
reconhecimento histórico, de representatividade, e de espaços físicos e
simbólicos seguros, sem machismo”, destaca a professora da UFPE e uma das
organizadoras do livro, Cecília Almeida Rodrigues Lima.
As contribuições inseridas
em Elas e o futebol foram divididas
em duas seções. A primeira parte, recebe nome de “Defesa” e reúne pesquisas sobre
a presença de mulheres no futebol e artigos que discutem o papel da mulher no
futebol, como atleta ou torcedora. A segunda parte, o “Ataque”, traz os relatos
de experiência de mulheres que de algum modo atuam na área esportiva,
contribuindo ativamente para fomentar o debate sobre as desigualdades de gênero
no esporte.
A importância do tema
pautado pelo e-book é evidente quando
observamos que a oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizada este
ano na França, será apenas a primeira a ter seus jogos transmitidos em
televisão aberta no Brasil. Mesmo a Seleção Brasileira de Futebol Feminino sendo
a melhor da América do Sul, e tendo Marta, nossa camisa 10, eleita por seis
vezes a melhor jogadora do mundo e a jogadora com o maior número de gols em
todas as edições desse torneio mundial.
A jornalista, diretora da
ONG love.fútbol e uma das organizadoras do
e-book Elas e o futebol, Larissa Brainer enfatiza que “é fundamental
questionar as razões das desigualdades históricas, analisar criticamente, e
mostrar a importância de iniciativas e canais alternativos que fortalecem a
presença feminina no futebol. Esperamos que abrindo mais frentes de valorização
do trabalho de atletas, pesquisadoras, jornalistas e torcedoras, possamos
avançar no diálogo com a sociedade para tornar o esporte preferido do Brasil
mais inclusivo”.
Distribuição
gratuita - O e-book Elas
e o futebol é editado pela Editora Xeroca! e tem Licença Creative Commons, que permite a
distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais. A Editora Xeroca!
foge da lógica do lucro, tendo como prioridade a circulação, o acesso e
compromisso de publicar livros que possam promover o debate crítico sobre a
sociedade, cultura, educação e comunicação, estimulando à leitura e à produção.
Serviço –
Elas e o futebol será lançado no
dia 10 de junho de 2019, às 20h, no Bar Central (Localizado na Rua Mamede Simões,
144. Santo Amaro – Recife/PE). O download
é gratuito estará disponível no site da editora: www.editoraxeroca.com.br
.
Perfil
das organizadoras
Cecília
Almeida Rodrigues Lima - Professora do Departamento de Comunicação
Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação Social.
Pesquisa temas relacionados às áreas de mídias digitais, televisão, transmidiação
e, mais recentemente, tem se interessado pelo estudo acadêmico dos esportes,
uma paixão pessoal.
Larissa
Brainer - Diretora de Comunicação da ONG love.fútbol, onde
coordena a ação de visibilidade para mulheres no futebol #JogaPraElas. É
jornalista especializada em Jornalismo Digital e profissional de Comunicação com
foco em organizações e projetos sociais.
Soraya
Barreto Januário - Doutora em Comunicação pela Universidade Nova
de Lisboa, Portugal. Publicitária e professora do Programa de Pós-Graduação em
Direitos Humanos da UFPE e do Departamento de Comunicação Social da UFPE.
Pesquisadora em temáticas ligadas aos Estudos de Gênero e Mídia. Coordenadora
do GT Comunicação e Gênero da Redor (Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos
e Pesquisa sobre a Mulher e Relações Gênero). Coordenadora do OBMÍDIA UFPE.
Perfil
da Editora: A Editora Xeroca! é fruto do coletivo COMjunto de comunicadores Sociais. Carrega
consigo a principal bandeira levantada pelo coletivo: a Democratização da
Comunicação. Possibilitando o compartilhamento de ideias, de pesquisas e de
diversos pontos de vista através de publicações impressas e virtuais, com a
linha editorial voltada para a desconstrução das relações opressoras da
sociedade. Foge da lógica do lucro, tendo como prioridade a circulação e o
acesso. A editora tem como missão publicar livros que possam promover o debate
crítico sobre a sociedade, a cultura, a educação e a comunicação.
Editora Xeroca! Lança e-book “Contra tudo isto que está ai:
moralismo e política nas manifestações Fora Dilma em João Pessoa”
Pesquisadora analisou as manifestações que colaboraram para o impeachment
A Editora Xeroca! lançou nessa quinta-feira (25 de janeiro de 2018) o e-book “Contra
tudo isto que está aí: moralismo e política nas manifestações Fora Dilma em
João Pessoa” da socióloga Ana Olívia Costa de Andrade, disponibilizado
gratuitamente para download.
A obra é resultado de uma pesquisa sobre as mobilizações de
2015 em prol do impeachment da
presidenta Dilma Rousseff. A autora é doutoranda do Programa de Pós-graduação
em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba. O estudo aponta como um dos
principais impactos das manifestações contra a presidenta o fato de que grupos
de interesses adversários ao governo puderam associar ao seu discurso a ideia
de que tinham apoio popular.
As manifestações “Fora Dilma” tiveram impacto histórico e
forte apoio midiático. São consideradas, depois das mobilizações das Diretas
Já! em meados da década de 1980, um dos movimentos de massa que mais
concentraram manifestantes. “Apesar de se tratar de uma mobilização
significativa não era uma unanimidade nacional e existiram também mobilizações
volumosas a favor da permanência do governo”, analisa a pesquisadora.
Para Andrade, tais mobilizações reproduzem características
conservadoras das elites brasileiras com forte apelo moral. De modo similar ao
período áureo de um partido político brasileiro União Democrática Nacional
(UDN), fundado em 1945, a conjuntura política de 2015 assimilou traços de sua
atuação.
Pautada pelo conservadorismo, a UDN defendia a família
tradicional, propagava o discurso do combate à corrupção, reforçava o medo
exacerbado ao comunismo, que também foram fortemente mobilizados na campanha
prol-impeachment. A natureza deste tipo de discurso explica
parcialmente os impactos político e sociais deste processo. “O discurso moral
mobiliza diferentes classes sociais, é um discurso de fácil absorção. Ninguém é
a favor da corrupção”, destaca.
A autora
Ana Olívia Costa de Andrade é doutoranda em Sociologia pela
Universidade Federal da Paraíba e pesquisa as relações entre moralismo e
política.
Sobre a Editora Xeroca!
A Xeroca! é uma iniciativa editoral que visa difundir
livros e e-books críticos sobre a sociedade, a cultura, a educação e a
comunicação, com o objetivo de estimular a leitura e a produção do
conhecimento.
Para download
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