Imprensa

Editora Xeroca! Lança e-book “Contra tudo isto que está ai:
moralismo e política nas manifestações Fora Dilma em João Pessoa”

Pesquisadora analisou as manifestações que colaboraram para o impeachment

A Editora Xeroca! lançou nessa quinta-feira (25 de janeiro de 2018) o e-book “Contra tudo isto que está aí: moralismo e política nas manifestações Fora Dilma em João Pessoa” da socióloga Ana Olívia Costa de Andrade, disponibilizado gratuitamente para download.  

A obra é resultado de uma pesquisa sobre as mobilizações de 2015 em prol do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A autora é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba. O estudo aponta como um dos principais impactos das manifestações contra a presidenta o fato de que grupos de interesses adversários ao governo puderam associar ao seu discurso a ideia de que tinham apoio popular.

As manifestações “Fora Dilma” tiveram impacto histórico e forte apoio midiático. São consideradas, depois das mobilizações das Diretas Já! em meados da década de 1980, um dos movimentos de massa que mais concentraram manifestantes. “Apesar de se tratar de uma mobilização significativa não era uma unanimidade nacional e existiram também mobilizações volumosas a favor da permanência do governo”, analisa a pesquisadora.

Para Andrade, tais mobilizações reproduzem características conservadoras das elites brasileiras com forte apelo moral. De modo similar ao período áureo de um partido político brasileiro União Democrática Nacional (UDN), fundado em 1945, a conjuntura política de 2015 assimilou traços de sua atuação.

Pautada pelo conservadorismo, a UDN defendia a família tradicional, propagava o discurso do combate à corrupção, reforçava o medo exacerbado ao comunismo, que também foram fortemente mobilizados na campanha prol-impeachment.  A natureza deste tipo de discurso explica parcialmente os impactos político e sociais deste processo. “O discurso moral mobiliza diferentes classes sociais, é um discurso de fácil absorção. Ninguém é a favor da corrupção”, destaca.  

A autora
Ana Olívia Costa de Andrade é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e pesquisa as relações entre moralismo e política.


Sobre a Editora Xeroca!
A Xeroca! é uma iniciativa editoral que visa difundir livros e e-books críticos sobre a sociedade, a cultura, a educação e a comunicação, com o objetivo de estimular a leitura e a produção do conhecimento. 

Para download


Nenhum comentário:

Postar um comentário